Bolsas com até
70%
Desconto

Inscrições Gratuitas!

A Importância do Estágio

27 de agosto de 2018

O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Além disso, o estágio facilita a entrada no mercado de trabalho e garante que o aluno aprenda de maneira mais utilitária os campos de atuação da sua profissão.

Mas, afinal, o que é exatamente o estágio profissional? Como é seu funcionamento, por que é tão essencial, como conseguir um?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Se você está em busca de se destacar profissionalmente, este guia prático vai ser útil. Vamos começar?

Primeiro contato com o mercado de trabalho

O estágio pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego. A maioria das empresas oferece um plano de carreira para que estagiários evoluam suas competências e ingressem no mesmo ambiente de trabalho como empregado efetivado. Além disso, essa atividade oferece diversos benefícios, como:

  • Decisão de carreira;
  • Habilidades práticas;
  • Independência financeira;
  • Experiência Profissional;
  • Abertura para novos contatos.

Como funciona?

O estágio profissional é uma etapa fundamental na formação dos profissionais, mas como ele funciona exatamente? Semelhante a qualquer trabalho, porém com diferenças marcantes, uma vez que o estágio é pedagógico e não configura relação de emprego.

No Brasil, o estágio de estudantes é regido pela Lei nº 11.788, que estabelece uma série de regras para que estagiários não sejam vistos como mão de obra barata pelas empresas e tenham oportunidade de aprimoramento profissional efetivo.

Há o estágio obrigatório, ou seja, incontornável para que universitários concluam o curso e recebam o diploma, e o não obrigatório, feito de acordo com a escolha de cada estudante. Os contratos de estágio têm duração de seis meses renováveis até que se completem dois anos. Depois desse período, é possível que o graduando seja efetivado.

A carga horária para estágio no ensino superior é de seis horas diárias e quem faz o estágio profissional recebe remuneração: uma bolsa, podendo ser acrescida de outros benefícios, como auxílio para transporte, por exemplo.

O estagiário deve ainda ser sempre supervisionado em suas atividades por um profissional formado e precisa apresentar relatórios a cada semestre para a instituição de ensino. Assim, seu desenvolvimento pode ser acompanhado pela universidade.

 

 

 

Programas do Governo

Redes Sociais

Atendimento

  • (21) 3582-6527
  • (21) 97128-5721