Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema de reserva de vagas, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Universidades públicas de todo o país oferecem, semestralmente, mais de 230 mil vagas. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Para participar, é necessário que o estudante tenha realizado a última edição do Enem, obtendo nota superior a zero na redação. A inscrição é gratuita e feita pela internet. O processo seletivo do SiSU possui uma única etapa de inscrição. Para se inscrever, o candidato precisa fazer suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Além disso, precisa optar também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).

Após o período de inscrições, é feita a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas. O resultado final da seleção pode ser conferido através do Boletim de Desempenho ou por meio das duas chamadas sucessivas que o sistema possui. O SiSU realiza dois processos seletivos por ano, sendo um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

 

 

 

Programas do Governo

Redes Sociais

Atendimento

  • (21) 3582-6527
  • (21) 97128-5721